Missão  

Ação Jovem participa do XXI Fórum da Liberdade, em Porto Alegre  

 

O Fórum da Liberdade é um evento anual promovido pelo IEE – Instituto de Estudos Empresariais, um think tank (centro de estudos de políticas públicas) criado com o intuito de buscar alternativas para avaliar os problemas brasileiros. Eles defendem o liberalismo com veemência e durante todo o tempo dizem que liberalismo não deve ser confundido com o livre mercado, pois na verdade, em sua essência, trata-se da liberdade do indivíduo.

 

Há de se concordar que o capitalismo é um sistema que trouxe grande geração de riqueza. E, por sua vez, não há distribuição de renda sem crescimento. Mas a questão principal é como levar em conta as desigualdades produzidas pelo mercado sem cunho assistencialista? A verdadeira ascensão social é sólida quando vinda através da educação. Armínio Fraga no primeiro painel do fórum disse que “há descaso com a educação no país e pouco interesse da população em geral pela educação dos mais jovens” concordando com Pedro Moreira Salles que também abordou a necessidade de se investir em educação, visto que possuímos um gargalo em capital humano. E é justamente a educação que pode dar uma base aos jovens para discutirem sobre os sistemas de organização da economia, porque o intuito não deve ser apenas de divulgar o liberalismo, mas sim de estimular o debate sobre o sistema que melhor lhe convém, afinal a democracia representa a liberdade individual.

 

O último painel do fórum denominado “Políticas e Ideias” foi muito bem apresentado por Fernando Henrique Cardoso ao dizer que “não estamos aqui para pregar e sim para analisar”, ou seja, “não devemos ter uma visão unidimensional”. E ele ainda complementa “é necessário termos o Estado como contraponto”, porque “organizamos a sociedade ou haverá anarquia” citando Maquivel. Assim, podemos concluir que uma democracia participativa com capitalismo é o melhor sistema e isso só será possível se investirmos na educação que aborde os conceitos de cidadania.

Por Bruna Marcelino, Conselheira do Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais.