Novidades

Fórum debate os caminhos da digitalização para a inclusão financeira

8 de novembro de 2017 - por Ação Jovem sem comentários

  • Está acontecendo em Vitória (ES) o III Fórum de Cidadania Financeira do Banco Central. No site, dá para ver a programação e também assistir ao vivo: https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/forum
    No III Fórum de Cidadania Financeira, realizado pelo Banco Central e Sebrae, especialistas discutem soluções práticas para micro e pequenas empresas
    Com a presença de cerca de 400 participantes, o III Fórum de Cidadania Financeira, em Vitória (ES), encerrou seu primeiro dia de debates, nessa terça-feira (7), com foco na digitalização para a inclusão financeira. Representantes de governos e instituições compuseram mesas, painéis e lotaram a plateia de um dos salões do evento realizado pelo Banco Central e Sebrae, na capital capixaba. O fórum prossegue nesta quarta (8), a partir das 9h.
    Na abertura, o presidente do Banco Central, Ilan Goldjfan, o governador, Paulo Hartung (ES), o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Isaac Sidney, e o assessor especial da presidência do Sebrae, Carlos Baião, celebraram a oportunidade de debater o tema e reunir interessados em desenvolver soluções práticas. “Estamos trabalhando com as autoridades monetárias em prol de normativos mais justos para as micro e pequenas empresas. Temos muito o que caminhar para a verdadeira cidadania financeira das empresas”, destacou Baião.
    Tanto Goldjfan quanto Sidney ressaltaram o mérito da parceria entre as duas instituições e a importância das finanças digitais. “É preciso encontrar soluções para a inclusão e o bem-estar financeiro da população”, comentou o diretor da instituição. “Trabalhamos juntos em pontos que concordamos, pela inclusão financeira de todos”, ressaltou o presidente do BC.
    O governador Hartung, que já foi da diretoria do BNDES, lembrou sua trajetória em prol da cidadania financeira, citando que as contas do estado estão saneadas. Também ressaltou a importância de inclusão financeira dos pequenos negócios para a economia brasileira.
    Programação
    Nos quatro painéis e na palestra principal, a cidadania financeira deu o tom em propostas específicas para o estado do Espírito Santo, anfitrião do evento, na apresentação de iniciativas do Banco Central e nos debates sobre como a digitalização pode se tornar um meio para a inclusão financeira da população e dos pequenos negócios. Na mesa Entretenimento digital: caminho possível para a educação financeira da população, a mistura de educação financeira com entretenimento reuniu a jornalista Monica Carvalho, da Rede Globo; Carlos Baião, do Sebrae; e a youtuber Nathalia Arcuri, sob mediação de Daniel Pfanemüller, superintendente da B3 Educação.
    Na última mesa do dia, o tema foi Pequenos negócios: o que a tecnologia nos reserva?. O debate reuniu Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central; Alexandre Magnani, diretor Comercial e Marketing do PagSeguro; e Bernardo Bonjean, presidente da fintech Avante. Moderador da mesa, o gerente de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Alexandre Comin, agradeceu a presença dos participantes, ressaltou a importância do tema inovação e tecnologia para os pequenos negócios e reforçou que a instituição está à disposição dos empreendedores desse segmento para vencer os novos desafios que surgiram nos últimos anos.
    Na manhã desta quarta-feira, o evento prossegue com o painel Crédito como instrumento de inclusão do MEI, que debaterá caminhos para superar entraves no acesso a crédito pelos microempreendedores individuais. É possível acompanhar o fórum ao vivo, pelo link www.aovivosebrae.com.br/cidadaniafinanceira. Clique aqui para conferir a programação completa.

Comentários