Novidades

[AJ Recomenda] Ex-presidente da Bovespa lança livro sobre cultura democrática

18 de maio de 2017 - por Ação Jovem sem comentários

  • Em seu segundo livro, Raymundo Magliano Filho, que foi presidente da Bovespa entre 2001 e 2007, avalia as instituições do Brasil e a sociedade civil, contribuindo com o debate acerca do futuro do País com soluções para unir democracia e crescimento econômico e social

    Cultura democrática, representatividade e a importância da sociedade civil. Esses são os temas que permeiam o segundo livro de Raymundo Magliano Filho, “Um novo caminho para o Brasil: a reciprocidade entre sociedade civil e instituições”, lançado pela Editora Contexto. Presidente da Bovespa entre 2001 e 2007, Magliano oferece um caminho para democratizar a sociedade brasileira em um livro essencial para todos que querem compreender melhor o funcionamento das instituições político-econômicas em nosso País.

    Em “Um novo caminho para o Brasil: a reciprocidade entre sociedade civil e instituições”, Raymundo Magliano Filho levanta um debate fundamental sobre o futuro. O autor defende que uma democracia eficaz deve partir de uma relação de reciprocidade entre instituições e sociedade civil. Reforça ainda que a explicação, a organização e a renovação de nossas instituições necessitam de um diagnóstico essencialmente nacional, atento às especificidades históricas que marcam nossa trajetória.

    Dividida em três partes, a obra tem como ponto de partida a abordagem teórica acerca da importância da democracia participativa como meio de fortalecimento da democracia representativa. Na sequência, o autor discute a ausência de participação da sociedade civil em duas instituições específicas: BNDES e agências reguladoras.

    Magliano sempre atuou no mercado acionário e começou sua carreira na Magliano Corretora, que este ano completa 90 anos e fundada por seu pai, que também foi presidente da Bolsa. Sua experiência na Bovespa – especialmente com a formação de um conselho plural composto por mulheres, jovens, companhias abertas, corretoras e representantes sindicalistas que – foi enriquecedora e fez com o que o ele passasse a pensar com mais atenção em pluralidade e diversidade. Estudioso e entusiasta da filosofia, o autor considera a obra de nomes como Antonio Gramsci e Norberto Bobbio fundamental para a construção de seu argumento para avaliação e reestruturação de nossas instituições.

    “A sociedade civil precisa se conscientizar de que ela é parte essencial da sociedade e que, por isso mesmo, cabe a ela se organizar e agir para resolver problemas sociais e, simultaneamente, contribuir para o crescimento social e econômico do nosso País. O núcleo de todas essas questões não poderia ser outro, se não a necessidade de considerar a relação entre instituições e sociedade civil a partir de uma dupla perspectiva: enquanto necessidade de participação estrutural e enquanto destino privilegiado dos objetivos institucionais”, comenta o autor.

    O ex-presidente da Bovespa ficou conhecido pela irreverência e naturalidade de levar a Bolsa a diversos lugares e públicos, como “Bovespa Vai até Você”, um programa com o objetivo de levar informações e esclarecimento sobre os principais conceitos de investimento em ações, que visitou empresas, universidades, interior e foi até à praia. Outra iniciativa importante foi o “Mulheres em Ação”, assim como iniciativas de incentivo para formação de clubes de investimento, voltados para a popularização, ou seja, democracia da Bolsa de Valores com os mais diferentes públicos e grupos da sociedade. Transparência também foi outro conceito importante que Magliano colocou em prática com a criação da figura do “Ombudsman e os níveis de governança corporativa, como o Novo Mercado, que se tornou referência.

    Magliano também é autor do livro “A Força das Ideias para um capitalismo Sustentável”, lançado em 2014 pela Editora Manole.

     

    Serviço:

    UM NOVO CAMINHO PARA O BRASIL: A RECIPROCIDADE ENTRE SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES

    AUTOR: Raymundo Magliano Filho

    EDITORA: Contexto

    PÁGINAS: 224

    FORMATO: 16 x 23 cm

    PREÇO: R$ 39,90

    http://editoracontexto.com.br/um-caminho-para-o-brasil.html

    Assessoria de Imprensa

    CM Comunicação Corporativa

    www.crismoraes.com.br

    (11) 2305-3540

    Cris Moraes

    cris@crismoraes.com.br

    (11) 98585-6370

    Anexos

    Raymundo_Magliano_Filho.jpg

Comentários