Novidades

[Economia em Minutos] Veja o que pode rolar semana que vem no mercado

13 de janeiro de 2017 - por Ação Jovem sem comentários

  • Ata do Copom deverá trazer detalhamentos adicionais das condições que propiciaram intensificação do ritmo de corte de juros

    A Ata do Copom, a ser divulgada na próxima terça-feira, deverá trazer detalhamentos adicionais das condições que propiciaram a intensificação do ritmo de corte da taxa Selic. Acreditamos que o documento também deverá sinalizar os próximos passos do Banco Central e os condicionais para a manutenção da velocidade de redução de 0,75 p.p. Nesse contexto, esperamos que o comportamento recente da inflação no curto prazo continue favorecendo a queda de juros. Projetamos alta de 0,33% do IPCA-15 de janeiro, variação bastante abaixo da sugerida pela sazonalidade do período. Já o IGP-10 deste mês, a ser conhecido na terça-feira, deverá mostrar elevação de 0,93%. Apesar da aceleração impulsionada pela maior expansão do IPA industrial, os preços de alimentos no atacado seguirão no campo deflacionário. A agenda doméstica ainda contemplará a divulgação da nota do setor externo de dezembro, que deverá apresentar déficit em transações correntes de US$ 4,5 bilhões e Investimento Direto no País positivo em US$ 6,2 bilhões.

    Na agenda internacional, merecem destaque as divulgações dos dados de atividade da China, na sexta-feira, com os resultados (i) do PIB do quarto trimestre; (ii) das vendas do varejo; (iii) da produção industrial; e (iv) dos investimentos em ativos fixos de dezembro. No mesmo dia, Donald Trump assumirá a presidência dos Estados Unidos. Na quarta-feira, serão conhecidos os resultados dos índices de preços ao consumidor dos EUA e da Área do Euro, ambos referentes ao mês passado. Por fim, na terça-feira, haverá reunião de política monetária da Área do Euro. O mercado espera manutenção da taxa básica de juros e do programa de compras de títulos, que já havia sido prorrogado até setembro deste ano na decisão anterior.

    Fonte: Bradesco – Depec

Comentários