Novidades

[Economia em Minutos] Veja a agenda econômica da próxima semana

25 de novembro de 2016 - por Ação Jovem sem comentários

  • Anúncio da decisão de corte de 0,25 p.p. da taxa de juros e divulgação da queda do PIB de 0,9% no terceiro trimestre serão os destaques da agenda doméstica da semana que vem

    A intensificação do ritmo de queda da economia no terceiro trimestre será confirmada pelo resultado do PIB do período, que será divulgado na próxima quarta-feira. Projetamos recuo de 0,9% em relação aos três meses anteriores, explicado pela reversão das altas do PIB industrial, pela ótica da oferta, e dos investimentos, pela ótica da demanda, ante o trimestre anterior. No mesmo dia, o Banco Central anunciará sua decisão de política monetária. Esperamos corte de 0,25 p.p. da taxa Selic, que deverá encerrar o ano em 13,75%. Também acreditamos que o comunicado trará informações importantes acerca do ritmo de corte de juros das próximas reuniões. Além disso, teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de outubro, na sexta-feira, para a qual projetamos retração de 1,1%, após elevação de 0,5% no mês anterior. A agenda de atividade também contemplará a Pnad Contínua referente ao mês passado, na terça-feira, que deverá mostrar taxa de desemprego de 11,8%. Em relação à inflação, após a surpresa positiva com o resultado do IPCA-15 de novembro, teremos, também na terça-feira, o IGP-M deste mês. Esperamos alta de 0,03%, com a deflação de preços de alimentos no atacado exercendo pressão baixista sobre o índice. Na quinta-feira, conheceremos o resultado da balança comercial de novembro, com superávit esperado de US$ 3,0 bilhões.

    No exterior, o mercado estará atento à divulgação dos dados do mercado de trabalho norte-americano de outubro, na sexta-feira, que deverão reforçar ainda mais a expectativa de elevação da taxa de juros dos EUA em dezembro. Também merece destaque os resultados dos índices PMI da China, referentes a novembro, a serem conhecidos na quarta-feira, que trarão novos sinais sobre o ritmo de crescimento da economia do país neste quarto trimestre. No mesmo dia, será divulgado o índice de preços ao consumidor da Área do Euro deste mês, que deverá mostrar continuidade da dissipação da queda dos preços de energia verificada no ano passado. Por fim, serão divulgadas, na quinta-feira, as leituras finais dos índices PMI dos EUA e da Área do Euro de novembro.

    Fonte: Octavio de Barros, Diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos – BRADESCO
    Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Comentários