Novidades

[Clube do Livro] – Bolsa Blindada, de Patrícia Lages

14 de abril de 2015 - por Ação Jovem sem comentários

  • Olá, pessoal.

    Inauguramos agora um novo projeto do AJ: o Clube do Livro. O objetivo do Clube é passar para vocês dicas boas leituras sobre finanças, economia, negócios, carreira, empreendedorismo, gestão, liderança, entre outros. A ideia é que geremos uma rede de leitores que compartilhem indicações de títulos.

    O primeiro deles será a resenha do “Bolsa Blindada: finanças divertidas para mulheres”, de Patrícia Lages, Editora Thomas Nelson. Quem o indicou foi a jornalista Marjorie Trofa, editora do blog Chic & Cheap, onde dá dicas para economizar no dia-a-dia, seja na decoração de sua casa ou no guarda-roupa, entre outros.

    Espero que gostem e, se tiverem sugestões de livros que querem a resenha mandem para acaojovem@acaojovem.org.br.

     

    Bolsa Blindada, de Patrícia Lages

    Bolsa Blindada

    Diversão e finanças, para mim, costumavam ser substantivos antônimos. Acostumada com os autores prolixos e um tanto quanto enfadonhos dos livros de matemática financeira com que tive contato na faculdade, eu jamais poderia imaginar que seria possível haver algum tipo de “literatura” que abordasse este tema de modo interessante e atraente. Ao menos para pessoas que, como eu, não são exatamente fãs de carteirinha de números.
    Foi então que, durante um passeio despretensioso por uma livraria, dei de cara com o livro Bolsa Blindada, da jornalista e especialista em finanças Patricia Lages. Julgando totalmente o livro pela capa, num primeiro momento, desconfiei de sua proposta, achando que ele mais parecia uma espécie de coletânea de “crônicas femininas” à la Marta Medeiros (livros que por sinal, eu adoro, mas que não eram exatamente o que estava procurando naquele momento). Claramente voltado ao público feminino, a capa da publicação era cor-de-rosa com bolinhas da mesma cor, e apresentava uma foto bem descontraída da jovem autora, que exibia no corte de cabelo uma franjinha meio juvenil. Uma apresentação um tanto inusitada para um livro que aborda assuntos de finanças, e bem diferente da dos livros dos “gurus de economia” a que estamos habituados a ver por aí. Mas, como não tinha nada a perder (apenas dinheiro, exatamente aquilo que eu estava lutando para poupar, rs) resolvi correr o risco e realizar a compra.

    E que bom que a fiz! Logo eu, que tinha o maior preconceito pelo universo das finanças, e até então tinha visto pouquíssimos artigos ligados a ele que fossem direcionados às mulheres, comecei a me interessar significativamente pelo assunto a partir da leitura deste livro. Isso porque Patrícia consegue abordar um tema que alguns consideram pesado, de maneira leve, descontraída, e, acredite, muito divertida!
    Ela também me fez refletir sobre certos aspectos que nunca antes eu havia pensado que estivessem relacionados ao modo como lidamos com nosso dinheiro. Um exemplo? A maneira como você cumpre (ou não) com suas obrigações financeiras pode dizer muito sobre seu caráter. Ou será que dá para dizer que aquela amiga sua que te deve dinheiro há trocentos anos e está outros trocentos dizendo que vai lhe pagar é alguém confiável? Gente que leva a vida aos trancos e barrancos, prejudicando os outros com este tipo de atitude, pode ser considerada íntegra?

    Outro ponto interessante do livro da jornalista é que ela também mostra o quanto alguns gastos “levianos” e aparentemente inocentes podem impactar no nosso orçamento. Você já parou para pensar em quanto economizaria em um ano se cortasse aquele seu cafézinho diário na padaria que custa “apenas 3,50″? Valores que hoje julgamos insignificantes e gastamos quase sem pensar, se economizados a longo prazo, podem vir a compor um montante significativo.

    Uma das dicas que a autora dá no livro e que incluí no meu cotidiano foi a elaboração de planilhas mensais para o controle de gastos. Tenho seguido este hábito há uns 6 meses e posso dizer que já houve uma mudança muito positiva em minhas economias.

    De fato, o sucesso do livro foi tanto, que recentemente Patricia lançou o Bolsa Blindada 2 (este, ainda não cheguei a ler, mas pretendo adquirir em breve!). Por ora, recomendo a leitura do primeiro e asseguro que vale a pena. Se você não encontrar no decorrer da leitura nenhuma dica que lhe seja útil, coisa que, sinceramente, acho quase impossível, no mínimo se divertirá muito com seu texto extremamente bem-humorado e leve.

    Marjorie Trofa

     

     

    Marjorie Trofa é formada em Jornalismo pela PUC-SP. Já atuou na área de comunicação corporativa e também como colaboradora de veículos da editora Abril. Atualmente, cursa Administração de Empresas na FAAP e é editora do blog Chic & Cheap, um projeto que auxilia as mulheres a aliarem consumo à consciência econômica, de maneira leve e divertida.

Comentários