Novidades

[Personalidades em Ação] “Brasil vive momento interessante”, afirma Luiz Fernando Figueiredo

5 de março de 2015 - por Ação Jovem sem comentários

  • Luiz 2

    Nesta quarta-feira à noite o Ação Jovem realizou a 2ª edição do ‘Personalidades em Ação’ com Luiz Fernando Figueiredo, sócio-fundador da Mauá Sekular Investimentos e conselheiro da BM&FBovespa.

    Com uma vasta experiência no mercado financeiro, Luiz enfatizou aos participantes do encontro a necessidade dos ajustes fiscais prometidos pelo governo brasileiro para que a credibilidade do país seja retomada.

    “Vivemos um ambiente interessante. Estamos em um processo saudável para o Brasil”, disse ao falar sobre a discussão que se formou sobre ética e honestidade de negócios, após a operação Lava Jato expor esquemas de corrupção na Petrobras. Ele acredita que os processos de contratação da empresa estão muito mais rígidos após a deflagração do escândalo e isso tende a ser incorporado definitivamente na política das empresas nos próximos anos.

    Em sua opinião, mais do que limpar o nome da empresa, essas discussões ajudam o país a retomar sua credibilidade institucional. O Brasil, para ele, precisa de mudanças urgentes, como os ajustes fiscais que estão sendo planejados e anunciados pelo governo, como o fim das desonerações sobre a folha de pagamento. “Este é um processo de longo prazo, mas no curto prazo é doloroso”, disse.

    No passado, explica, as desonerações e outras medidas de estímulo à economia foram necessárias, mas o ambiente agora é outro e exige corte de gastos e reequilíbrio fiscal. “Todas as políticas estão sendo testadas ao mesmo tempo. Mas, do ponto de vista da sustentabilidade, isso (ajuste fiscal) tinha de ser feito”

    Luiz elogiou a escolha de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e comentou que ele tem ganhado relevância no governo, o que considera bom para o país. Ele também contou aos participantes um pouco sobre sua trajetória de vida. Ao lembrar de seus tempos no Banco BBA, disse que comentava com jovens: “no começo da carreira precisamos buscar um lugar no qual aprendemos muito. Se você sair daqui para um lugar onde vai aprender mais, eu te levo no meu carro; se for por pagar melhor eu te mato”, brinca. “No início da carreira deixar alguns milhares de reais de lado em troca de aprendizado não é problema”, recomenda. “Isso poderá economizar muitos milhões lá na frente” completa.

    O administrador deu ainda dicas de quais setores poderão ser fonte de alegria para investidores, como os cujas empresas estão menos alavancadas, e discutiu sobre o câmbio e a inflação. Ele acredita que o Brasil está caminhando para o rumo certo.

    Logo mais postaremos as fotos do encontro e o vídeo de uma pequena entrevista com Luiz que o Ação Jovem disponibilizará para todos assistirem!!!

     

    —–

    Sobre Luiz Fernando Figueiredo

    Ele tem uma extensa carreira no mercado financeiro. Formado em Administração de Empresas pela FAAP, com especialização em Finanças, ele já foi diretor da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), do Banco Central (1999-2003) e conselheiro e membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

    Também foi sócio e diretor tesoureiro do Banco BBA e fundou a Gávea Investimentos. Hoje, além de sócio-fundador da Mauá, também é diretor da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e conselheiro da BM&F, onde também é coordenador do Comitê de Risco e membro do Comitê do Setor da Intermediação.

    Sobre o Personalidades em Ação

    O Ação Jovem começa o ano com um projeto inovador: o ‘Personalidades em Ação’. Em um formato descontraído, o AJ convidará personalidades importantes da economia, política, finanças, negócios, carreiras, entre outros, para falar de temas atuais e relevantes de suas áreas. Participarão do bate-papo membros do AJ e convidados especiais, que trarão discussões interessantes e construtivas sobre os temas abordados. Com o ‘Personalidades em Ação’, o Ação Jovem quer estimular debates produtivos e troca de experiências que serão muito válidos para que seus membros levem sempre conhecimento atual e relevante ao público.

     

Comentários