Novidades

[Artigo] “Cuidados que o jovem precisa tomar ao compra seu primeiro imóvel”, por Leandro Ávila

25 de fevereiro de 2015 - por Ação Jovem sem comentários

  • Comprar o primeiro imóvel não é tarefa fácil, principalmente para os mais jovens que enfrentam este desafio pela primeira vez. Quando compramos um imóvel precisamos tomar incontáveis decisões em um curto espaço de tempo. Na maioria das vezes não temos nenhuma base técnica para tomar estas decisões e o medo do arrependimento produz forte angústia.

    É claro que ainda existem muitas pessoas que compram imóveis como se estivessem comprando um objeto qualquer, em uma tarde de domingo, dentro de um shopping. Acabam fazendo más escolhas movidas por impulsos, desejos e fortes emoções, estimuladas pelas estratégias de marketing das incorporadoras e imobiliárias.

    Os resultados das compras impulsivas e sem qualquer preparação são as milhares de reclamações registradas pelos PROCONs de todo Brasil contra as construtoras e suas incorporadoras.

    As últimas pesquisas que tive acesso mostravam que as reclamações mais frequentes eram:

    1)      Atraso na entrega do imóvel;

    2)      Cobrança de taxas indevidas;

    3)      Não cumprimento das cláusulas contratuais;

    4)      Baixa qualidade da construção;

    5)      Devolução de pagamentos de negócios não concretizados;

    6)      Problemas relacionados ao saldo devedor;

    A maioria destes problemas está diretamente relacionada com a compra de imóveis na planta, que é a modalidade que melhor cabe no bolso da maioria das famílias, principalmente as mais jovens.

    O primeiro da lista problema é muito difícil de evitar. O que você pode fazer é investigar as obras anteriores já entregues pela construtora. Entre em contato com a portaria destes imóveis e solicite o telefone do síndico. Converse com ele e tende descobrir se ocorreram atrasos na entrega da obra. Pequenos atrasos são aceitáveis se você estiver ciente que eles podem acontecer.

    O mesmo contato pode ser aproveitado para identificar se a construtora entrega o imóvel com boa qualidade. Ninguém melhor do que o síndico de um imóvel para relatar todos os problemas e defeitos que foram encontrados depois da entrega.

    Verifique se existem unidades à venda em condomínios já entregues pela construtora para que você possa visitar. Marque uma visita como se estivesse interessado em conhecer o imóvel e aproveite a oportunidade para verificar a qualidade do que a construtora andou entregando em obras anteriores.

    Com esta simples medida você já evitará uma enorme quantidade de problemas. Saiba que existem boas construtoras e construtoras ruins. É sua responsabilidade evitar fazer negócio com as ruins.

    O problema da cobrança de taxas indevidas já pode ser evitado durante a negociação. Leia atentamente o contrato e identifique estas taxas. Não assine nada sem ler e entender. Leve o contrato para casa e não aceite pressões.

    As construtoras utilizam diversos nomes diferentes para taxas que têm como objetivos repassar para você os custos que eles possuem no processo de venda dos imóveis. Exemplo:  taxas pagas para os corretores e taxas pagas para advogados e empresas que oferecem assessoria para as construtoras. Não aceite pagar nada que não seja o valor do imóvel ou que não seja abatido na dívida que você assumirá.

    Os contratos devem prever penalidades, justas para os dois lados, no caso de não cumprimento de suas cláusulas. Na maioria das vezes os contratos são produzidos por advogados que prestam serviços para a construtora e sua incorporadora. Estes contratos tendem a ser duros com o comprador e brandos com o vendedor, tornando o mesmo desequilibrado.

    Por último, você deve tomar muito cuidado com o tamanho do passo que pretende dar. Ele não pode ser maior que a sua perna. Eu sei que as emoções e o desejo de adquirir o primeiro imóvel são muito fortes. Mantenha o controle.

    Quando o imóvel é vendido na planta, o que você está realmente comprando é uma promessa e não um imóvel.  O risco de quem vende é mínimo, pois a única coisa que ele vai te entregar é um papel assinado em troca do seu dinheiro. No seu caso os riscos são maiores já que você ficará sem o seu dinheiro e também sem o imóvel físico até o dia da entrega das chaves. Por você precisa se preparar antes de comprar o seu primeiro imóvel.

    Você é o único responsável pelas decisões financeiras da sua vida.

     

Comentários