Novidades

Jovens são os que menos controlam a vida financeira

22 de outubro de 2014 - por Ação Jovem sem comentários

  • São os jovens entre 16 a 24 anos a faixa etária que menos controlam a vida financeira no Brasil. O Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014 é elaborado pelo SerasaConsumidor (braço da Serasa Experian voltado para o consumidor) em parceria com o IBOPE Inteligência.

    De acordo com a pesquisa, que entrevistou 2.002 consumidores acima de 16 anos, em todo o Brasil, no primeiro semestre de 2014, 40% admitem não manter a vida financeira sob controle.

    Quanto mais idade, maior é o porcentual de pessoas que diz manter o controle dos gastos: 62%, entre 25 e 34 anos, 66%, entre 35 e 44 anos, 67%, entre 45 e 54 anos, e 75%, entre 55 e mais.

    “Este é um dos fatores que acabou contribuindo para que o jovem brasileiro tivesse o nível mais baixo de educação financeira. A população deste perfil não costuma planejar suas finanças de maneira consciente. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamento e da inadimplência, diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

     

Comentários