Novidades

Ação é aplicação preferida de investidores no mundo, diz pesquisa

23 de julho de 2012 - por Ação Jovem sem comentários

  • Por Gabriella D’Andréa, do Info Money

    Esse número é maior na Ásia, com 73% de aplicações no mercado acionário; América Latina é a mais conservadora, com 29%

    SÃO PAULO – As ações são o tipo preferido de investimento em âmbito global, conforme aponta a pesquisa “Atitudes de Investimento ao Redor do Mundo”, realizada pela Nielsen.

    A região que se mostrou mais receptiva ao mercado de ações foi a Ásia, onde 73% das pessoas investem neste tipo de ativo. Em contrapartida, a América Latina é a mais conservadora quando se trata de investimentos de renda variável, com 29% dos entrevistados afirmando que investem em ações.
    Logo atrás dos asiáticos, aparecem os norte-americanos com 67%. As demais regiões, Europa e Oriente Médio/África, se encontram nos patamares de 49% e 43%, respectivamente.

    Outros tipos de investimentos

    Os fundos de investimentos foram destaque na América do Norte. Quando questionados se aplicavam em fundos, 57% dos americanos responderam que sim. Em seguida, aparece a Ásia, com 54%. Na América Latina, 40% dos entrevistados afirmam que investem em fundos.

    O ouro e outros metais preciosos foram destaque no Oriente Médio/ África, representando 41% dos investidores. Na América Latina esse percentual ficou em 14%, nível mais baixo dentre as 5 regiões.
    Títulos de dívidas públicas ficaram mais uma vez entre os mais preferidos dos asiáticos. Mais de um terço (36%) dos investidores do continente financiam as dívidas de seu governo em troca da rentabilidade desses títulos.

    Já os derivativos foram o investimento menos expressivo na maioria das regiões, com exceção da Ásia que possui 27% de aplicações nesta categoria. Na Europa esse é o investimento menos escolhido dentre todos os pesquisados, com apenas 7%.

    Participaram do ranking ainda moedas estrangeiras, produtos de investimento estruturados e outros.

    Pesquisa

    A pesquisa Global Online da Nielsen sobre a Situação Financeira foi realizada entre os dias 10 e 27 de fevereiro de 2012 e entrevistou mais de 28 mil consumidores em 56 países nas regiões da América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio/África. O estudo selecionou apenas entrevistados com acesso à internet.

Comentários