Novidades

Ação Jovem visita fábrica da Fibracel Têxtil

12 de julho de 2012 - por Ação Jovem sem comentários

  • Ontem, dia 11 de julho, o Ação Jovem visitou a fábrica da Fibracel Têxtil, uma empresa do grupo Vicunha, localizada em Americana, interior de São Paulo.
    A Fibracel é a única fabricante de viscose no Brasil, produzindo aproximadamente 3 mil toneladas de viscose por mês. A viscose é uma fibra artificial de celulose, fabricada a partir de cavacos de madeira ou do línter (vários pêlos) da semente do algodão. A viscose é utilizada em malhas, vestidos, casacos, blusas e trajes desportivos.

    O grupo do Ação Jovem foi muito bem recebido pelo Sr Reinaldo José Kröger, diretor geral, e pelo Sr Rinaldo, gerente industrial, ambos da Fibracel. O bate-papo transformou-se em uma conversa muito interessante, em que foram levantadas as dificuldades que o setor têxtil está enfrentando no Brasil com a desleal concorrência de fios vindos da China, Turquia e outros países que conseguem subsídios para a produção e exportação de seus produtos. Mas, o Sr Reinaldo ressaltou que, os fios vindos do exterior até podem ser mais baratos com a mesma qualidade do fio brasileiro, porém, esses países não têm consciência ambiental e nem precisam seguir normas rígidas como no Brasil, além de que, a mão-de-obra é mais barata e a carga tributária é menor.

    Um ponto interessante que chamou a atenção do AJMFC é que a Fibracel tem em seu parque industrial uma estação de tratamento de água com capacidade para tratar 1.152 m3 de água por hora, o que seria suficiente para abastecer uma cidade de 600 mil habitantes! Ou seja, toda a água utilizada é vinda do rio e tratada dentro da fábrica. A mesa preocupação acontece na hora do escoamento da água usada, sendo tratada pela mesma estação antes de ser jogada no rio.

    Após a visita à fábrica, o Sr Otavio Menegheti, gerente de recursos humanos da Fibracel, também recebeu muito bem o grupo do Ação Jovem e contou brevemente sobre algumas dificuldades de sua área, principalmente o impacto da educação financeira no dia-a-dia das pessoas.

    O tema educação permeou todas as conversas tidas com os diretores e gerentes da Fibracel, ressaltando que a educação é a fonte de renovação em nosso país e principalmente, o papel do jovem, que é agente multiplicador e transformador.

    A visita foi muito interessante e enriquecedora e o Ação Jovem pretende organizar outras como essa para levar mais conhecimento aos participantes do grupo!

    Fique ligado!

Comentários