Novidades

Palestra sobre previdência privada lotou o auditório do CIEE/ SP

1 de junho de 2012 - por Ação Jovem sem comentários

  • Devido ao grande número de perguntas sobre previdência privada que o Ação Jovem recebe, o grupo resolveu organizar uma palestra gratuita sobre o tema, que aconteceu no dia 23 de maio, no Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE, de São Paulo, com a presença de mais de 120 pessoas.

    O palestrante Jacques Courbet, com mais de 20 anos de experiência na área de previdência privada, contextualizou mostrando o significado da palavra previdência, que é basicamente uma “previsão do futuro”. Logo depois, Jacques falou brevemente sobre o Sistema Previdenciário Oficial, regido pelo governo federal e diz que ele está desatualizado, pois hoje as pessoas vivem muito mais do que antigamente e na previdência social o trabalhador com 30 anos de contribuição, já pode se aposentar, gerando prejuízos para o governo. Jacques mostrou dados demográficos sobre taxa de fecundidade no país, idade média da população brasileira, e sobre o envelhecimento da população para embasar a afirmação.

    E, então, Jacques introduziu a previdência privada, que surgiu de uma limitação da previdência social e trata-se, basicamente, de um investimento para o futuro promovido por instituições financeiras.
    O passo-a-passo para se ter uma previdência privada é:

    1. Acumulação de dinheiro
    2. Decisão em como aplicar o dinheiro – escolha entre PGBL e VGBL
    3. Usufruir do patrimônio

    Na fase 1, da acumulação, é onde o Ação Jovem sempre reforça a importância de se começar a poupar na juventude e, para isso, é preciso organizar as finanças. Se você gasta mais do que ganha ou está sempre caindo em tentações, esquece das compras parceladas que já fez no cartão de crédito ou no cheque, dê uma olhada nessa planilha para te ajudar a organizar seu fluxo financeiro.

    Jacques falou também sobre os benefícios da Previdência Privada, como por exemplo, sua flexibilidade, já que você pode escolher os seus beneficiários em caso de morte, sem a necessidade de passar por um processo demorado e muitas vezes complicado de um inventário.

    Mas afinal, a grande questão que o público quis saber foi: qual a diferença dos planos PGBL e do VGBL?
    Jacques explicou que a principal diferença é que nos planos PGBL´s há um incentivo fiscal, ou seja, você pode abater os investimentos feitos no seu Imposto de Renda. O valor máximo que se é possível abater é de 12%. A dica é: não invista mais do que 12% do seu salário nesse tipo de plano, pois você não terá o máximo de rentabilidade que outros planos poderiam te oferecer.

    Já nos planos VGBL´s, o interessante é que sejam aplicações de longo prazo, pois a alíquota do imposto sobre os rendimentos diminui com o passar dos anos.

    Jacques alerta que, ao investirem em um plano de previdência privada, conversem com seu gerente ou instrutor financeiro e que procurem instituições conceituadas no mercado. Além disso, é preciso se informar sobre as taxas cobradas, como por exemplo, a taxa de carregamento, que pode ser cobrada ou não pelas instituições, e a cobrança pode ser feita na entrada da aplicação, no resgate e algumas instituições cobram nesses dois momentos! Por isso, informe-se!

    É importante lembrar que os recursos investidos na previdência privada ficam em fundos fiscalizados pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários.

    E uma dica final dada por Jacques é que a maioria dos especialistas recomenda direcionar de 10 a 20% de sua renda para esse tipo de investimento.

    Gostou? Então fique ligado em nossos próximos eventos e nas discussões que promovemos em nossas mídias sociais!

    Currículo do Palestrante:

    Jacques Courbet, Diretor de Previdência na ALFA Previdência e Vida S/A e com 20 anos de experiência no assunto. Formado em Engenharia de Eletricidade pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com extensão em Previdência Privada pela Wharton School of the University of Pennsylvania. Sua vasta experiência passa pelo segmento nas empresas TELOS – Fundo de Pensão da Embratel, Real Seguros e ALFA Previdência.

    Veja abaixo algumas fotos do evento:

Comentários