Novidades

Cresce participação de pessoas físicas em ETFs. Você vai ficar de fora?

9 de março de 2012 - por Ação Jovem sem comentários

  • A sigla ETF – Exchange Traded Fund – pode parecer complicada, mas é bem mais simples do que parece. Os ETFs são fundos de ações que, basicamente, replicam a performance de índices que medem o desempenho do mercado acionário (como por exemplo o Ibovespa) ou de algum setor da economia (consumo, imobiliário, etc). Ou seja, os ETFs são compostos por diversas ações e quando você compra um ETF, se torna sócio de várias empresas ao mesmo tempo.

    Devido a recuperação da Bolsa nesse início do ano (melhor janeiro em 6 anos!!!), a participação de pessoas físicas no volume total de ETFs negociados na Bolsa em janeiro registrou a marca de 14,4%. As instituições financeiras lideram a participação no volume no mês, com 32,3%, seguidos pelos investidores institucionais (30,5%), investidores estrangeiros (19,5%), e as empresas públicas e privadas, com 3,3%.

    Se animou com a notícia, mas ficou na dúvida se deve investir? Veja abaixo algumas comparações:

    Vantagens X Desvantagens

    Uma das vantagens dos ETFs é ser uma forma de diversificar a carteira de investimento gastando menos do que se você fosse comprar as ações individualmente. Outro ponto positivo é que o ganho de alguma ação que compõe o ETF pode compensar a perda de outra.

    Mas, por se tratarem de renda variável, os ETFs não têm garantia de retorno. Outro problema é que eles ainda não têm muita liquidez, o que pode dificultar a venda por um preço atraente. Por isso, vale investir tendo em vista o longo prazo.

    Como Investir

    Como também são negociados em Bolsa, para investir em ETFs o procedimento é o mesmo do que investir em ações: abra uma conta em uma corretora, e por meio do home broker ou corretor, você compra e vende os índices. Para conhecer quais são os índices disponíveis e o que se adéqua melhor ao seu perfil, procure sua corretora.

    Achamos esse vídeo no site da Bolsa, dê uma olhada, é bem rapidinho e de fácil entendimento: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2012/Participacao-de-pessoas-fisicas-no-volume-de-ETFs-na-Bolsa-em-janeiro-passa-de-14-porcento-2012-02-06.aspx?tipoNoticia=1&idioma=pt-br

Comentários