Novidades

2012 já começou e você que já juntou uma graninha se pergunta: “qual o melhor investimento a fazer?”

7 de fevereiro de 2012 - por Ação Jovem sem comentários

  • 2012 já começou e você que já juntou uma graninha se pergunta: “qual o melhor investimento a fazer?”

    Quem começou o ano seguindo o Ibovespa se deu bem! O índice foi a aplicação mais rentável em janeiro deste ano, com alta de 11,13% (registrando o melhor janeiro em 6 anos), batendo investimentos mais tradicionais como a poupança e títulos de renda fixa.

    Mas afinal, o que é esse tal de Ibovespa? O Índice Bovespa (ou Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro. É como se fosse um termômetro do mercado e é composto pelas ações mais negociadas da Bolsa.

    Com certeza você já ouviu falar que a Bolsa subiu num dia, desceu no outro… Certo? Mas o que realmente oscila é o índice Ibovespa.

    Surpresa nos Investidores

    A alta do Ibovespa surpreendeu os investidores, já que 2011 foi um ano ruim para o mercado de ações. Dentre os principais motivos apontados por especialistas para essa alta, estão a queda da taxa de juros, que faz com que o investidor busque opções mais rentáveis, como ações, e o cenário econômico nacional, que atrai investidores estrangeiros.

    No campo internacional, ainda vemos alguns problemas, mas o temor de uma crise ainda mais aguda na Europa começa a se dissipar. Tudo isso ajuda a Bolsa brasileira a apresentar esta performance acima do esperado.

    Outros investimentos também tiveram desempenhos positivos agora em janeiro, e todos também estão ligados à renda variável. Depois do Ibovespa com 11,13%, vieram os ETFs – fundos que refletem uma cesta de ações -, com 9,15%, e os fundos de ações que aplicam no Ibovespa, com 7,56%. Apenas como base de comparação, a poupança no mesmo período apresentou uma rentabilidade de 0,58%.

    Mas e aí, essa expectativa positiva se mantém ao longo do ano?

    O cenário é favorável à renda variável e muitos analistas acreditam que a alta do Ibovespa se repita ao longo do ano.
    Mas vale lembrar que renda variável, como o próprio nome diz, varia ao longo do ano e não há garantia de retorno fixo.

Comentários