Novidades

Cuidados que devemos ter na hora de fazer compras online

20 de dezembro de 2011 - por Ação Jovem sem comentários

  • Pensar em comprar aquele presente de Natal, na última hora, em algum shopping é loucura. Lojas lotadas, vendedores cansados, fora aquele empurra-empurra. Para fugir dessa roubada muita gente faz as compras de Natal pela internet.

    Porém, alguns cuidados devem ser tomados na hora da empolgação das compras online. Conhecer o site e analisar se o sistema de pagamento é seguro são bons primeiros passos. Busque informações sobre o vendedor, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família que já compraram lá.

    Como estamos falando de compras de final de ano, não podemos deixar de fora do checklist o prazo de entrega. Muitos sites trabalham com dias úteis, mas não especificam essa informação. Por isso, sempre faça a conta acrescentando alguns dias. Ah! O frete também deve ser levado em consideração. Fazer bem as contas evita sustos na hora de fechar o pedido.

    Veja outros pontos que devemos ficar de olho:

    - Fique de olho nas especificações do produto/serviço. Não é legal ter surpresas na hora de receber a encomenda.

    - Observe bem a política de reclamações e, também, devoluções.

    - Se for comprar em site gringo, atenção redobrada. Cuidado para não adquirir produtos cujas especificações técnicas nem sempre são compatíveis com as exigidas em nosso país, como, por exemplo, DVDs, telefones celulares e outros. Além disso, você estará sujeito a impostos como IOF e, até mesmo, taxas de importação.

    - Não esqueça de verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum contato para tirar aquelas dúvidas.

    - Verifique as medidas tomadas para garantir a sua privacidade, afinal você não vai querer os seus dados circulando por ai, né? Ah! E nunca forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra.

    - Tenha, SEMPRE, arquivado a confirmação do pedido e os e-mails trocados com o fornecedor, que comprovem a compra e suas condições.

    - Guarde todos os dados da compra: nome do site, itens adquiridos,forma de pagamento, número de protocolo da compra, etc..


    Caso você se arrependa da compra seus direitos ainda estão garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Nesse caso, a contratação pode ser cancelada em até 7 dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao contratante, ou seja, sem prezuízo ao consumidor. O produto deve ser devolvido e você restituído dos valores pagos.

    E se comprei uma coisa e chegou outra? Como proceder? Relaxa, o Código de Defesa do Consumidor estabelece três opções à sua escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos. Se ainda rolar aquela dúvida, consulte o Procon ou outras entidades de defesa do consumidor para resguardar seus direitos.

    Há também a opção de sites de compras coletivas. Lembra deles? Já falamos por aqui: http://ow.ly/84mcS

Comentários