Novidades

Site aponta as tarifas cobradas pelos cartões de crédito

8 de dezembro de 2011 - por Ação Jovem sem comentários

  • Quando não temos aquela grana e precisamos pagar algo, lá está ele: o cartão de crédito. Com o final do ano chegando, uma boa dica é rever os valores de taxas e anuidades que o seu cartão cobra, não acha? Mas como comparar os preços de maneira rápida, prática e sem burocracia? Fique calmo, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) lançou, em dezembro, um site especialmente para isso. \o/

    No “Tarifas do Cartão” o consumidor pode consultar os valores cobrados pelos principais bancos e emissores de cartões de crédito no Brasil. Entre os bancos podemos encontrar Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, HSBC e Caixa Econômica. Além disso, você poderá consultar, simultaneamente, tarifas de até três bancos e empresas distintas.

    Fique atento na hora de consultar, pois os cartões de crédito têm várias características como bandeira (marca), grupo (básico ou diferenciado) e categoria (nacional e internacional, Classic e Gold, entre outras).

    Para aqueles que sabem usar o cartão de crédito com consciência, concentrar algumas compras nele pode ser vantajoso. Muitos têm programas de pontos e milhagens e o seu poder de barganha, para taxas e limites com a operadora, aumenta.

    Dicas para usar bem o seu cartão:

    - Faça uma tabelinha com tudo o que você gastou no cartão de crédito. E se parcelar alguma compra, não esqueça de incluir as parcelas dos meses seguintes.

    - Não caia na tentação de pagar o valor mínimo. Sempre quite toda a fatura. Se você não tem grana para isso, também não tem para gastar.

    - Planeje seu orçamento antes da compra.

    - Se possível tenha apenas um cartão de crédito.

    - Não andar com ele na carteira é uma boa opção para os que caem em tentação com a palavra: PROMOÇÃO.

    - Sempre que possível pague à vista. Quando há muitas parcelas o consumidor tende a se perder nas finanças.


    Vale lembrar que o consumidor que não paga a fatura total do cartão está sujeito a pagar 10,69% de juros mensais ou 238,30% ao ano. Com isso você pode perder o controle do seu orçamento. O cartão de crédito é uma boa opção para quem não tem a grana no momento da compra, mas TEM QUE SABER USAR. Portanto, na hora de pagar algo no crédito pense bem.

    Realmente vale a pena conferir, já que os valores chegam a mudar 40% de um banco para o outro. Não acredita? Olha esse exemplo: um cartão internacional do tipo Gold emitido pela Visa tem uma anualidade de R$ 180 no Santander; já no Itaú o preço sobe para R$ 252, ou seja, 40% a mais.

    Site : http://www.tarifasdocartao.org.br/

Comentários