Novidades

Indo para os EUA? Que tal visitar Wall Street?

3 de novembro de 2011 - por Ação Jovem sem comentários

  • O coração do Mercado de Capitais fica na Ilha de Manhattan em Nova York. Na esquina da famosa Wall Street com a Broad Street está localizada a New York Stock Exchange (NYSE) que depois da fusão com a Euronext se tornou líder global, representando um terço dos ativos transacionados no mercado financeiro mundial. A conselheira do Ação Jovem, Bruna Marcelino, esteve na bolsa de Nova York em outubro e teve a oportunidade de conhecer o trading floor e acompanhar o Opening Bell, a campainha tocada na abertura do mercado. Ela comenta: “A grande diferença da NYSE para o pregão viva-voz que existia na BM&F é que não se vê um monte de boletas jogadas no chão, porque os traders americanos acompanham apenas operações eletrônicas. No lugar dos pits (rodas de negociação) há diversas telas de computador mostrando indicadores de mercado, operações e gráficos a todo momento”.

    O símbolo de boa sorte dos traders, o Charging Bull (Touro de Wall Street), fica perto da praça Bowling Green, onde têm ocorrido protestos nas últimas semanas. Por esse motivo, a escultura do touro se mantém cercada por grades. Mas, ainda assim, Bruna diz que “é possivel tirar a ‘clássica foto’ ao lado do touro”.
    Bruna também visitou as mesas de operações da ICAP. Ela nos conta como foi a experiência: “Primeiro fui conhecer o andar de voice broking que é a típica mesa de operações, só que mais silenciosa do que de costume, visto que, a comunicação com os clientes lá ocorre por escrito pelo chat da Bloomberg. Logo depois, fui ao andar de electronic trading que tem uma equipe mais enxuta utilizando robôs para arbitrar o mercado. O que me chamou bastante atenção foi uma funcionária brasileira da corretora que sugeriu a troca do termo “Emerging Markets” (Mercados Emergentes) para “Growth Markets” (Mercados em Crescimento) dentro da companhia; pois os países do BRIC, que incluem o Brasil, são o centro de atenção dos investidores, porque se encontram em estágio de expansão.”

    Desde 2001, a visita no trading floor está restrita por questões de segurança. Mas se estiver indo para Nova York, você pode visitar o Museum of American Finance que tem uma exposição permanente dedicada ao mercado financeiro. E no shopping desse museu é possível comprar o Touro e o Urso de bronze, símbolos que indicam alta e baixa do mercado, respectivamente. Também não deixe de visitar o Federal Reserve Bank of New York que têm exposições interativas sobre a história da moeda e do sistema financeiro norte-americanos.

    Mais informações nos sites: http://www.moaf.org/index e http://www.newyorkfed.org/aboutthefed/visiting.html

Comentários