Novidades

Alguém aí sabe o que significa o termo Governança Corporativa?

18 de outubro de 2011 - por Ação Jovem sem comentários

  • Simplificando, Governança Corporativa é um conjunto de práticas que tem como objetivo proteger o investidor minoritário. O conceito chamado accountability, tem como princípio a transparência, independência e prestação de contas.

    Claro que nada adianta se a empresa não tiver conselheiros qualificados para colocar a Governança Corporativa em prática. Uma boa governança evita alguns probleminhas internos como abuso de poder, erros estratégicos e fraudes com o uso de informações privilegiadas.

    Existem 3 níveis de Governança Corporativa:

    Nível 1: Free Float* de no mínimo 15%, garantia de 10% em emissões e práticas quanto a transparência.

    Nível 2: Tag Along* de 100% (ON) e 70% (PN) do valor pago no bloco de controle, demosntrações financeiras em US GAAP.

    Nível 3: Tag along de 100% do valor pago pelo controle e emissão exclusiva de ON.


    Vale a pena relembrar :

    *Free Float : é determinada quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação livre em mercado de capitais. Exceto as pertencentes aos controladores e aquelas na tesouraria da companhia.
    *Tag Along: é quando o investidor tem o direito de vender suas ações pelo mesmo preço que vendeu, ou pretende vender, o sócio majoritário. Um tag along de 100% para os ordinaristas, por exemplo, significa que todos os acionistas detentores de ações ordinárias possuem o direito de vender suas ações pelo mesmo preço pago pelas ações do bloco de controle da companhia, em caso de venda do seu controle.

    No mundo há basicamente dois tipos de sistemas de Governança Corporativa.

    -Outsider System: acionistas fora do comando diário das operações da companhia. Muito comum no Reino Unido e no EUA.
    -Insider System : grandes acionistas no comando das operações diárias diretamente ou via pessoas de sua indicação. Muito comum na Europa Continental e no Japão

    Curiosidades

    Quando surgiu o conceito?
    Em 1992. O relatório Cadbury é considerado o primeiro código de boas práticas de governança corporativa do mundo. Ele surgiu como resposta aos escândalos registrados no mercado corporativo e financeiro da Inglaterra no final dos anos 1980.

    E quando surgiu no Brasil?
    Em 2000. Em novembro daquele ano, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) realiza o 1° Congresso Brasileiro de Governança Corporativa, em comemoração ao 5° aniversário do Instituto, com a intenção de divulgar os conceitos e práticas de governança.
    Um mês depois, em dezembro, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) lança oficialmente os segmentos diferenciados de governança corporativa: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado.


    Agora antes de investir em alguma empresa preste atenção se ela aderiu a este conceito. No site da BMF&BOVESPA você encontra a lista das companhias que praticam Governança Corporativa.

Comentários