Novidades

Você está com suas contas em dia?

14 de outubro de 2011 - por Ação Jovem sem comentários

  • São muitos lançamentos, muitas novidades. iPad, iPod, iPhone, um notebook melhor, aquela roupa da moda e quem sabe, um carro novo. Os jovens estão cada vez mais consumistas e nem sempre ganham o suficiente para satisfazer todos estes caprichos.

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Boa Vista Serviços, revelou que os jovens paulistanos entre 26 e 35 anos de idade são os maiores devedores no comércio. Juntos somam 67%. A pesquisa é semestral e foi feita no mês de setembro de 2011, com 804 consumidores.

    O estudo relevou ainda que a maior parte dos inadimplentes ganha até dois salários-mínimos (R$ 1.090) e está devendo até R$ 1.000. Imagina só isso? Se o endividado for quitar sua dívida de uma vez só sobrariam apenas 90 reais para todo o mês. Muitas baladas em São Paulo cobram esse valor apenas como entrada.

    O descontrole com as finanças apresentou um aumento de 18% no mês passado, contra 11% em setembro de 2010. Um dos possíveis fatores para tamanho endividamento é a facilidade de crédito ao consumidor. “As facilidades de ter acesso ao crédito e realizar o pagamento em diversas vezes contribuem para a economia crescer, além de oferecer à população a oportunidade de se conquistar o que antes era muito difícil. No entanto, a falta de educação financeira é sinônimo de contas bancárias no vermelho e boletos pendentes”, explica o economista da Boa Vista, Flávio Calife, em entrevista ao Diário do Grande ABC.

    Claro que você não quer fazer parte destes números, e se faz quer com certeza sair da estatística. Por isso falamos tanto em educação financeira por aqui. É importante aprender a lidar com o dinheiro desde cedo. Sabendo poupar e investir da maneira correta você sempre estará tranquilo.

Comentários